BLOG

3 pensamentos para questionar se você quer ter uma vida amorosa tranquila e feliz.

February 14, 2019

1/10
Please reload

Perguntas Frequentes

 

O que é a psicoterapia?

 

É um método com comprovação científica em que o profissonal capacitado para tal função mapeia pensamentos, sentimentos e comportamentos, guiando o paciente ao autoconhecimento que contribuirá para a tomada de decisões e estabelecimento de metas de vida mais coerentes.

 

Até mesmo nos casos diagnosticados como transtornos mentais não há prescrições taxativas, pois de forma colaborativa paciente e terapeuta comprometem-se a promover a saúde, a qualidade de vida e a satisfação pessoal do indivíduo.

 

Quando devo procurar um psicólogo?

 

Simples, quando sentir necessidade! Isso provavelmente ocorrerá em casos de dificuldade de adaptação, dificuldade para gerenciar os próprios pensamentos, sentimentos e comportamentos de forma satisfatória, situações específicas que estejam causando sofrimento, sentimento da necessidade de melhorar habilidades pessoais, vontade de autoconhecimento ou melhora da qualidade de vida.

 

As queixas mais frequentes na procura por psicoterapia são: dificuldades de relacionamento interpessoal, problemas escolares, orientação profissional, problemas conjugais, disfunções sexuais, depressão, transtorno de ansiedade e uso abusivo de álcool e drogas.

 

Caso tenha dúvidas sobre o que é a psicologia e como ela pode te ajudar envie um e-mail com suas perguntas e em breve poderei esclarecê-las, obtenha informações através da sessão de Links ou marque uma consulta.

 

 

O que devo considerar quando procuro um profissional?

 

Procure um profissional com quem sinta-se a vontade para falar abertamente o que pensa. Informar-se sobre qual a abordagem de trabalho do terapeuta também é importante. Atualmente a abordagem Cognitivo-comportamental é a mais indicada pela área médica e demais profissionais da saúde mundialmente pela eficácia comprovada em estudos científicos nos casos de maior incidência na população.

 

É importante escolher um profissional que esteja constantemente atualizando seus conhecimentos. Fazer supervisão e terapia pessoal também são ítens valorizados. Além disso, o psicólogo deve seguir o código de ética profissional regido pelo conselho de classe.

 

O psicólogo deve respeitar o sigilo profissional afim de proteger a intimidade das pessoas atendidas, ou seja, informações tratadas em sessões de atendimento não são divulgadas a terceiros. O atendimento individual é realizado apenas com terapeuta e paciente na sala de atendimento. Não devem entrar terceiros na sala; nem pais, nem filhos independente da idade.

 

O psicólogo também deve adequar seus honorários às condições financeiras das pessoas atendidas, desde que o valor cobrado seja compatível com as características dos serviços prestados. Além disso, quaisquer alterações nesta cobrança devem ser discutidas entre ambas as partes e o profissional não poderá diferenciar a qualidade do tratamento em relação ao valor cobrado.

O atendimento a valor social existe em muitos consultórios particulares, mas é direcionado apenas a pacientes de baixa renda familiar.

Para pacientes dos planos de saúde, de acordo com a Lei dos Planos de saúde (Lei nº 9656), o paciente terá direito a reembolso das sessões integral ou parcialmente de acordo com o tipo de contrato assinado, se foi assinado a partir de janeiro de 1999. O paciente deve informar-se junto ao plano e em caso de dúvidas e reclamações pode procurar a PROTESTE e registrar sua reclamação junto a Agência Nacional de Saúde (ANS). Site da ANS: www.ans.gov.br

Amábile Rodrigues Siqueira - Psicóloga em Santos - CRP 06/118851 - Consultório de Psicologia em Santos-SP

  • Wix Facebook page
  • Instagram ícone social

amabile.rodsiq@gmail.com

(13) 98153-9029

por Amábile Rodrigues Siqueira