Como se preocupar menos com as coisas?

09/05/2014

A preocupação têm tornado mutias pessoas "preocupadas por se preocupar demais", isso acontece porque a velocidade em que as coisas acontecem hoje em dia contribui para a nossa crescente preocupação em realizar um excesso de atividades em cada dia, aumentando nossos níveis de stress. A preocupação, quando em excesso, é uma evitação ineficaz do sentimento de ansiedade.

 

Preocupamo-nos programando nossas atividades e comportamentos para que não tenhamos problemas, não há nada errado nisso, exceto nos casos em que tanto evitar esses problemas já se tornou uma ansiedade antes de ternos um problema real. Quando isso acontece a preocupação está em excesso. Se você sente o excesso de preocupações, uma ótima alternativa é saber diferenciar quando a preocupação é produtiva ou improdutiva, ou seja, quando se pode fazer algo a curto prazo em relação a ela ou não há nada que dependa de você para evitar que esta se torne um problema.

 

Um exemplo fácil de se começar a entender: você programa um passeio com um amigo, vai ao ponto de ônibus com antecedência necessária para chegar na hora marcada. O ônibus demora mais que o esperado e você já fica preocupado. Esta preocupação é improdutiva, pois estar no ponto do ônibus em tempo era tudo que podia fazer até o momento e agora você depende da chegada do ônibus para atingir sua meta (chegar ao local combinado), além disso uma demora imprevista do ônibus não lhe dará certeza que irá se atrasar. Estar preocupado em chegar logo não alterará se irá chegar mais ou menos rápido ao local, irá apenas desencadear as reações fisiológicas do estresse que são altamente prejudiciais a sua saúde a longo prazo. Se há preocupação com a pessoa que lhe espera pode ser produtivo avisá-la, mas será improdutivo continuar a "remoer" preocupações após isto.

 

Outro exemplo, Você irá fazer uma prova de seleção no mês seguinte para matricular-se em um curso que deseja muito frequentar. Após inscrever-se para a prova você percebe que foi disponibilizada a matéria da prova. Neste caso a preocupação em estudar é produtiva, pois você pode fazer algo para "evitar o problema" (não passar), mas após reservar o tempo e conteúdo necessário para isto é improdutivo continuar se preocupando até que chegue a hora de estudar.

 

Pode ser útil a você para preocupar-se de acordo com a urgência de suas atividades/comportamentos, separar: em 1º o que é muito urgente não podendo ser feito em outro momento, em 2º o que pode ser feito em segundo plano e em 3º o que pode ser feito em outro dia. Assim você aprenderá a dar a atenção necessária para realizar o que precisa com calma, não ficando ansioso ou preocupado desproporcionalmente à situação. Se ainda assim ficar preocupado em relação a uma preocupação improdutiva, tentar suprimir o pensamento que o preocupa só irá aumentar sua frequência, então use meios de distração (o foco passa de "não pensar nisso" para "pensar naquilo outro"). Por exemplo na situação do ônibus, usar fones de ouvido com uma música agradável (tomando cuidado para não perder o ônibus, pois assim o problema passaria do excesso para a falta de ansiedade).

 

Vale lembrar que é uma crença irreal pensarmos que um dia nunca mais iremos nos preocupar. A ansiedade não é sempre prejudicial, pois também auxilia a nossa adaptação ao mundo. Assim, o ideal é saber conviver com a ansiedade nas reais proporções que cada situação desperta.

 

*A questão foi tartada sob o olhar cognitivo-comportamental.

 

Amábile Rodrigues Siqueira - Psicóloga em Santos - CRP 06/118851 - Consultório de Psicologia Gonzaga/Santos-SP - Atendimentos de Segunda a Sábado

Please reload

psicologa em santos, consultorio de psicologia

Amábile Rodrigues Siqueira é psicóloga pela Universidade Federal de São Paulo atuando na cidade de Santos.

Posts Destacados

3 pensamentos para questionar se você quer ter uma vida amorosa tranquila e feliz.

14/02/2019

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Amábile Rodrigues Siqueira - Psicóloga em Santos - CRP 06/118851 - Consultório de Psicologia em Santos-SP - Atendimentos de Segunda a Sábado

  • Wix Facebook page
  • Instagram ícone social

amabile.rodsiq@gmail.com

(13) 98153-9029

por Amábile Rodrigues Siqueira