Como cultivar o poder do sorriso nas suas relações sociais.

Você tem noção do quanto uma pessoa perde na vida em termos de afeto, dinheiro e reconhecimento quando deixa de ser uma pessoa um pouco mais sorridente? Hoje você vai descobrir e aprender como usar o seu sorriso a seu favor de uma forma positiva.

 

 

Com sorriso e sem sorriso: uma diferença tão sutil quanto um elefante.

 

Frequentemente volto a atenção dos meus pacientes para a importância do sorriso.

 

Um sorriso é uma porta de entrada para conquistarmos, desenvolvermos e mantermos relacionamentos de qualidade com as pessoas do nosso convívio.

 

Sabe por quê? Porque um sorriso transmite aceitação, confiança e validação. E se existe um forte desejo no ser humano, é o desejo de se sentir importante

 

O desejo de ser importante move o ser humano em uma proporção enorme, paradoxalmente velada, mas que faz com que muitos de nós queira usar roupas da moda, ter um emprego de renome, falar das boas notas dos seus filhos na escola, guardar um dinheiro que nunca pretende gastar...

 

Sobre isso existe uma frase de Publius Sirus, um poeta romano: "Estamos interessados nos outros, quando eles estão interessados em nós".

 

 

 

Ou seja, você conquista o interesse das pessoas a desenvolver relacionamentos e engajar-se nos seus objetivos quando se interessa com sinceridade por elas também.

 

Você já viu alguém sorrir para quem não gosta? Nos momentos em que as pessoas sorriem para quem não lhes está sendo agradável o sorriso é notavelmente forçado se olharmos com atenção.

 

Veremos mais a frente as características de um sorriso de sucesso e as de um sorriso forçado.

 

Há uma passagem de Dale Carnegie, um escritor cujo sucesso o tornou um grande conselheiro de líderes mundiais, que diz: "Ações falam mais do que palavras e um sorriso diz: "Gosto de você. Você me faz feliz. Estou satisfeito por vê-lo". "

 

Não vamos esquecer, sorrisos estimulam a liberação de endorfina, um hormônio que nos dá a sensação de bem-estar.

 

Enfim, as pessoas sorriem mais frequentemente para quem elas gostam do que para quem elas não gostam.

 

Portanto sorrir para as pessoas pode ser uma boa escolha tanto para elas quanto para você mesmo.

 

Talvez você nunca tenha pensado nisso, mas se você não sorri muito com certeza não sabe o que está perdendo com isso.

 

Existe um provérbio chinês que diz: " Um homem sem uma fisionomia sorridente não deve abrir uma loja".

 

Você consegue vislumbrar comigo agora que sorrir pode melhorar sua vida até mesmo financeiramente?

 

Até sorrir ao telefone faz diferença. Essa tática já foi muito usada por empresas norte americanas ao instruir suas atendentes a sorrir enquanto falavam com os clientes, pois as pessoas conseguem perceber quando alguém está sorrindo através das mudanças na voz.

 

Pessoas que andam nas ruas e fazem contato visual com as que cruzam seu caminho poderão apresentar um breve sorriso e encurtar muito o caminho entre um completo desconhecido a um bom colega agradável. 

 

Deve estar se perguntando como, né? 

 

 

 

Com certeza você se depara todos os dias com um mesmo grupo de pessoas nos locais que você frequenta. 

 

Sabe aqueles rostos que você sempre vê no mercado, na padaria, atravessando a rua quando você sai do trabalho para almoçar, no café que você gosta de frequentar, na academia, naquela caminhada ou corrida na nossa orla aqui de Santos?

 

Pense em quão diferente sua vida estaria se você adquirisse alguma familiaridade com essas pessoas.

 

Por mais que você tente, não tem como imaginar todo o mar de possibilidades que você ganha ao fazer contatos.

 

Quando você cria familiaridade com essas pessoas fazendo contato visual, sorrindo e lhes cumprimentando não demora a vocês comentarem algum assunto trivial, seja sobre o clima, sobre a política ou sobre como a fila do mercado está grande hoje...

 

Esses pequenos assuntos evoluirão de pouco em pouco e darão oportunidades para você conhecer mais e deixar ser conhecido, logo podem surgir passeios e compromissos com essas pessoas e com conhecidos delas também.

 

Você poderá fazer amigos, iniciar hobbies, ser indicado a um emprego ou até mesmo encontrar um parceiro amoroso!

 

Percebeu como sorrir pode mudar sua vida?

 

 

 

 

Mas como sorrir?

 

Lembra quando eu falei sobre o sorriso forçado?

 

O cérebro humano consegue decifrar um sorriso genuíno e um sorriso forçado.

 

Então é bom que você saiba sorrir com sinceridade para as pessoas com quem você se depara, a fim de usufruir de todos esses benefícios nas diversas áreas da sua vida, de ter um ciclo social diversificado.

 

Isso você conseguirá facilmente se for uma pessoa que deseja o bem do próximo independente de comparações, preconceitos e condições.

 

Agora vamos ao que interessa!

 

 

 

Os estudos sobre as características de um sorriso mostram alguns sinais:

 

  • Um sorriso genuíno tem os cantos da boca dobrados para cima, bolsas se formam abaixo dos olhos e há o movimento para cima das bochechas acompanhado de rugas ao redor dos olhos, os famosos pés de galinha (menos perceptíveis em jovens).
     

  •  Os sorrisos falsos ou forçados tendem a ser assimétricos, de acordo se a pessoa é destra ou canhota. Além disso, não apresentam sincronia na sua formação e diluição, se apagando de forma irregular. Não se formam bolsas abaixo dos olhos e nem há movimento dos cantos da boca para cima.

 

É uma questão de prática, você pode treinar na frente do espelho. Não demora muito até você começar a sentir os músculos do próprio rosto de forma mais consciente enquanto sorri. 

 

Sorrisos genuínos encorajam amizade e demonstram atratividade entre casais. Use com inteligência e sempre para o bem!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

psicologa em santos, consultorio de psicologia

Amábile Rodrigues Siqueira é psicóloga pela Universidade Federal de São Paulo atuando na cidade de Santos.

Posts Destacados

3 pensamentos para questionar se você quer ter uma vida amorosa tranquila e feliz.

14/02/2019

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Amábile Rodrigues Siqueira - Psicóloga em Santos - CRP 06/118851 - Consultório de Psicologia em Santos-SP - Atendimentos de Segunda a Sábado

  • Wix Facebook page
  • Instagram ícone social

amabile.rodsiq@gmail.com

(13) 98153-9029

por Amábile Rodrigues Siqueira